quarta-feira, 20 de abril de 2011

Jornadas de urologia em Tomar


Vários especialistas de todo o país vão reunir-se em Tomar nos próximos dias 29 e 30 de Abril, durante as IX jornadas do serviço de urologia do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT).
“A Urologia e os Cuidados Primários” é o tema para esta edição, na qual está prevista a participação de cerca de trezentos médicos, enfermeiros e técnicos de saúde.
“Aprofundar a ligação e criar novas formas de comunicação entre o serviço de urologia e os cuidados primários, e proporcionar um espaço de debate e discussão entre especialistas e clínicos gerais” são os principais objectivos das jornadas, salienta uma nota de imprensa da organização.
As jornadas de urologia do CHMT iniciaram-se em 2003 com o objectivo de divulgar a actividade do serviço junto dos médicos de família, proporcionando formação urológica e estabelecendo pontes entre os cuidados primários e o serviço hospitalar.
Hoje, “são consideradas por todos os que nelas participam um encontro científico e cultural indispensável nesta região”, acrescenta a mesma nota.
A inovação e os novos desafios têm sido, anualmente, apostas das jornadas, que, “uma vez mais, não se esgotam na urologia”, refere Paulo Vasco, director do serviço de urologia do CHMT e dinamizador destas Jornadas.
“Filosofia e Medicina” será o tema da conferência inaugural, pelo professor José Heleno.
As jornadas encerram com a conferência “As Fronteiras do Sexo”, por Pedro Freitas, o médico e psicólogo que em Portugal mais conhece a problemática dos Transexuais e perturbações de género, designadamente o acompanhamento e a intervenção junto das pessoas que têm feito ou estão em processo de fazer mudança de sexo.
FONTE-.oribatejo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário