O Centro de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna contabilizou, durante o ano de 2010, 941 novos pacientes de câncer atendidos na unidade. Após um comparativo estabelecido com o ano de 2009, foi registrado um aumento em aproximadamente 20% de novos casos, já que, naquele ano, este número foi de 784 novos pacientes. Um balanço sobre a incidência dos diferentes tipos de câncer tratados na Radioterapia da SCMI aponta os tumores mais comuns para os mais de 120 municípios atendidos.
Segundo informações da Supervisão Administrativa da Radioterapia de Itabuna, o tratamento para câncer de mama é o mais frequente na unidade da SCMI, totalizando 199 novas pacientes. Este número foi seguido do alto índice para tratamento para câncer de próstata, que somou 194 novos casos. Na sequência, foi registrada a incidência do câncer de colo do útero, com 156 novos casos, com igual número para os casos de câncer de cabeça e pescoço.
De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca)/Ministério da Saúde, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, as estimativas para neoplasias malignas em mulheres apontam, de fato, o câncer de mama como os de maior incidência. Ainda segundo o estudo “Estimativa 2010 – Incidência de Câncer no Brasil”, somente para a Bahia, estavam previstos 1.970 novos casos de câncer de mama por grupo de 100 mil mulheres. O mesmo estudo aponta o câncer de próstata como o de maior incidência para os homens, totalizando, ainda de acordo com a pesquisa com igual metodologia, estimativa de 2.970 novos casos para 2010.
fonte-ciadanoticia.com.br